Ser psicanalista é, a cada instante, voltar a sê-lo.

Núcleo de Estudos em Psicanálise de Sorocaba e Região – NEPS-R®

Em Setembro de 2014 um grupo de pessoas interessadas na psicanálise começa a se reunir periodicamente, fruto de um desejo que se iniciou em 2012 através da participação de alguns membros em um primeiro cartel: o Seminário 10 de Lacan – A angústia. Assim inicia-se um ciclo de reuniões para pensar como seria possível criar um lugar voltado ao estudo e transmissão da psicanálise na cidade de Sorocaba e região.

Metas e Objetivos

Metas

O Núcleo está organizado e fundamentado a partir de dois pilares mestres: a Psicanálise em intensão e a Psicanálise em extensão.

Compreendendo que a psicanálise em intensão refere-se à clínica em todas as suas formas atuais, não somente a restrita aos consultórios, mas também às experiências clínicas institucionais; e que a psicanálise em extensão corresponde ao processo de formação do analista ou interessados e envolvendo diversas formas de transmissão e áreas do conhecimento.

Objetivos

I – Organização, promoção e realização de estudos, pesquisas, cursos, debates, seminários, simpósios, palestras, oficinas, debates, e congressos, relacionados com a transmissão e pesquisa da psicanálise, com ênfase nos ensinamentos de Sigmund Freud e de Jacques Lacan.

II – Implementação, divulgação e incremento dos estudos sobre a psicanálise.

III – Publicação de livros, revistas, jornais, apostilas, material áudio-visual, site, blog etc., através da contratação de empresas especializadas, quando necessário.

Sobre o NEPS-R

ASSOCIAÇÃO “NÚCLEO DE ESTUDOS EM PSICANÁLISE DE SOROCABA E REGIÃO – NEPS-R®”, fundada em 8/3/2017, é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos ou econômicos, sem finalidade política ou religiosa, com duração por tempo indeterminado, com sede e foro no município de Sorocaba, estado de São Paulo, na Rua Riachuelo, nº 460 – sala 801 A – Bairro VILA ADONIAS – CEP: 18035-330, cujas atividades reger-se-ão pelo presente estatuto e pela legislação em vigor.

Carta de intenções

Em Setembro de 2014 um grupo de pessoas interessadas na psicanálise começa a se reunir periodicamente, fruto de um desejo que se iniciou em 2012 através da participação de alguns membros em um primeiro cartel: o Seminário 10 de Lacan– A angústia, organizado pela Dra. Delia Maria C. De Césaris.

Assim inicia-se um ciclo de reuniões para pensar como seria possível criar um lugar voltado ao estudo e transmissão da psicanálise na cidade de Sorocaba e região. Surge o forte desejo de que este lugar possa ser um espaço discursivo que mantenha relação com o saber da psicanálise e também com outros campos e que sirvam de aprimoramento dos estudos freudianos e lacanianos. Todos concordam que este espaço seria destinado a psicanalistas, estudantes de psicologia e profissionais de outros campos interessados em conhecer a psicanálise. A partir destes encontros, configura-se o NEPS-R® – Núcleo de Estudos em Psicanálise de Sorocaba e Região.

O NEPS-R® surge desde o início com uma proposta avançada, pluralista, mas não eclética, discutindo e estudando o legado da psicanálise deixada por Sigmund Freud e Jacques Lacan em diferentes áreas: educação, medicina, judiciário, cultura, sociedade, mídia, entre outros.

Um espaço atravessado pela ética da psicanálise, que traga para a cidade a possibilidade de pensar a cultura e suas determinações sociais, mas também um espaço de criação, de ação e de escuta, com diálogo e reflexão, respeitando a diversidade do ser humano.

A necessidade de estudar advém como tentativa para compreender uma sociedade que está sempre produzindo novos sintomas, sociais e individuais e, consequentemente, novas formas de sofrimento. É desejo deste grupo fazer circular a palavra e estudar esses sintomas de múltiplas formas: criação de cartéis, grupos de estudos, realização de palestras e seminários, produção escrita e publicações.

O Núcleo foi organizado e fundamentado a partir de dois pilares mestres: a psicanálise em intensão e a psicanálise em extensão. Compreendendo que a psicanálise em intensão refere-se à clínica em todas as suas formas atuais, não somente a restrita aos consultórios, mas também às experiências clínicas institucionais. Já a psicanálise em extensão é compreendida como sendo todo o processo de formação do analista ou interessados e envolvendo várias formas de transmissão: cursos, seminários, cartéis etc.

No que se refere à transmissão da psicanálise, desde o início, os participantes queriam muito produzir material para disponibilizar o acesso à psicanálise e, pensando nisto, foi proposto que o material fruto de cartéis, palestras, etc. será organizado em uma publicação periódica do NEPS-R® denominada de N-FOQUES.