Voltar |

Atividades » Seminários » SEMINÁRIO “Suicídio – ‘ser O não-ser, eis a questão’: o que nos dizem Freud e Lacan” com Bruno Emanuel Araujo

SEMINÁRIO “Suicídio – ‘ser O não-ser, eis a questão’: o que nos dizem Freud e Lacan” com Bruno Emanuel Araujo

A psicanálise busca compreender as tramas do morrer já que o inconsciente não conhece a morte. O suicídio ou a morte de si, ou ainda o assassinato de si mesmo, é para Freud a denotação que o sujeito trata a si mesmo como objeto perdido. Para Lacan, é também uma demanda ao Outro e separação desse Outro. Freud e Lacan não desenvolveram uma clínica do suicídio propriamente, mas os seus ensinamentos trazem a psicanálise como uma prática a fim de questionar em que mundo vive o suicida. Só é possível questionar o agente do ato suicida quando o ato falha: que mal de viver é esse?  As tramas do morrer são agenciadas pelas formas de viver – segregações e extermínios fazem parte desses agenciamentos – com isso, o “ser ou não ser” do dramaturgo inglês William Shakespeare é substituído pelo “ser o não ser” de um poeta exilado em hospital psiquiátrico. Freud e Lacan se empenham em responder a questão do ato suicida.

Apresentação: Bruno Emanuel Araujo

Psicólogo e Psicanalista. Professor universitário. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanálitica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (2014). Possui graduação em PSICOLOGIA (Formação de Psicólogo) pela Universidade Federal da Bahia (2016). Possui também graduação em LETRAS Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (2010). Membro Correspondente do Campo Psicanalítico – Salvador. Integrante do “Ocupação psicanalítica: por uma clínica antirracista” – projeto de pesquisa interinstitucional UFRJ/UFMG/UFES e UFRB. Integrante da Comissão Executiva da Revista Ágora – Estudos em Teoria Psicanalítica (Qualis A2). Articulado à SESAI Bahia (DSEI Ilheus) atende à população indígena Tupinambá, levando a clínica psicanalítica para outros espaços. Desenvolve pesquisa nas articulações entre Psicanálise, Estudos Interculturais, Povos Originários, Suicídio e Jovens indígenas.