Voltar |

Atividades » Seminários » Seminário “Gênero, Biopolítica e Transexualidade: Desafios Contemporâneos à Psicanálise” com Eliane Costa Dias

Seminário “Gênero, Biopolítica e Transexualidade: Desafios Contemporâneos à Psicanálise” com Eliane Costa Dias

Na atualidade, com o declínio das referências simbólicas tradicionais, vivemos uma época marcada pela diversidade de práticas e de nomeação dos modos de relação com o corpo, com o sexual, com o desejo e com o gozo; novos modos de parceria amorosa, de organização familiar, de identificação de gênero.
Como as referências deixadas por Freud e por Lacan em relação à sexualidade nos permitem abordar essas trans-formações dos seres falantes?
Pretendemos situar e discutir a perspectiva da psicanálise nesse cenário e nesse debate, a partir de alguns conceitos fundamentais do ensino de Lacan: castração, falo, identificação, sexuação, gozo, sinthoma.

Observação: Sugerimos que os participantes possam assistir previamente ao filme GIRL (2018), do diretor LukasDhont, disponível na Netflix. O filme será discutido durante o seminário.

Apresentação: Eliane Costa Dias

Psicanalista, membro da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP) e da Associação Mundial de Psicanálise (AMP); coordenadora do Observatório de Gênero, Biopolítica e Transexualidade da FAPOL (Federação Americana de Psicanálise da Orientação Lacaniana); doutora em Psicologia Clínica pela USP; membro do Laboratório “Psicanálise, Saúde e Instituição” do Instituto de Psicologia da USP; associada da Clínica Lacaniana de Atendimento e Pesquisa em Psicanálise (CLIPP), onde é docente do Curso de Formação em Psicanálise e coordenadora do núcleo de pesquisa sobre “Psicanálise e Medicina”.