Em setembro, o Cineclube apresenta o filme “Entre Mulheres”(“Women Talking”,2022), vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado em 2023, dirigido pela atriz, diretora e roteirista Sarah Polley. Traz em seu elenco atrizes como Rooney Mara, Claire Foy, Jessie Buckley e Frances McDormand. Baseado no livro de Miriam Toews, “Women Talking” (ainda sem tradução para o Português), o roteiro tem como pano de fundo fatos reais ocorridos em 2010 numa comunidade religiosa rural da Bolívia. Ao descobrirem que estavam sendo violentadas pelos homens daquela comunidade, que as sedavam com medicamentos utilizados nos cavalos, um grupo de mulheres, representantes das demais, reúne-se para deliberar sobre o caminho que tomarão a partir de tal descoberta.
À medida que a conversa das mulheres se desenrola, quem a ouve se vê enredado numa narrativa que parece prescindir do tempo e do espaço. Com magistral habilidade, o roteiro constrói um descolamento geográfico, espacial e, principalmente, contextual, atingindo com precisão a subjetividade de quem o acompanha.
A apresentação e debate do filme serão feito por Delia Maria De Césaris e Camila Guido.
Délia Maria De Césaris é psicanalista. Graduada em Psicopedagogia pelo Instituto Superior em Psicopedagogia de Córdoba – Argentina (1968) – Pós-Graduada em Sócio-Educação pela FLACSO – Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais – 2002. Mestre em Psicologia Clínica pela UNIMARCO. Doutora em Psicologia pela USP. Autora de Verdade, Saber e Sintoma em Lacan, FAPESP/EDUNISO e de A imagem corporal/especular na constituição do sujeito: um percurso de Freud a Lacan. FAPESP/EDITORA ESCUTA. Supervisora Clínica no Laboratório Jacques Lacan – Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – IPUSP (2007 a 2018). Ex-Professora de Pós-Graduação na UNISO – Universidade de Sorocaba – 2007/2016. Membro fundadora e ex-diretora do NEPS-R® (2015-2021). Coordenadora Docente e Professora no “Curso de Formação Teórica Continuada em Psicanálise de Freud a Lacan” organizado pelo Núcleo de Estudos em Psicanálise de Sorocaba e Região – NEPS-R®.
Camila Guido frequentou o curso de Direito da Universidade Mackenzie e o de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP). Em 2018 se encontrou com a Psicanálise e, desde então, vem se dedicando ao seu estudo em instituições como o NEPS-R, o INPSI, a ACP, o IPEP, a USP. Servidora pública federal, psicanalista e cinéfila, é autora do blog pensamentos inadequados, onde psicanálise, cinema, literatura, música e viagens são o pano de fundo das suas impressões.