Freud e Lacan foram leitores do dramaturgo Wedekind, ambos recorreram a peça O despertar da primavera, para pensar a puberdade. Freud considerava que os autores sempre antecipavam situações que poderiam ser presenciadas nas análises posteriormente e Wedekind antecipou muito a Freud ao abordar o sexual que irrompe na adolescência. Lacan prefaciou o Programa para peça que foi apresentada na França no Festival de outono de 1974, onde afirmou que os adolescentes não pensariam na sexualidade sem o despertar de seus sonhos.
Wedekind foi uma referência sobre o tema da adolescência, sua peça foi escrita em 1890 e publicada em 1891. A ousadia como abordou o drama dos personagens principais com a sexualidade, o desejo, aborto e suicídio, tornou inviável sua apresentação na Alemanha. Somente em 1906 foi apresentada em Nuremberg, tendo o próprio Wedekind no papel do Homem mascarado. A peça foi muito censurada e caiu no esquecimento, somente em 1963 foi reapresentada na Inglaterra, voltando à cena. Até hoje é considerada muito atual. A partir da peça, e de textos de Freud e Lacan sobre o tema, vamos abordar as questões do púbere e seus dramas.
Apresentação: Maria Cristina Felizolla
Mestre em Filosofia e Epistemologia das Ciências-UFSCAR. Associada do NEPS-R, CLIPP e Correspondente EBP-SP. Participa da Coordenação do Núcleo de Estudos sobre criança e adolescentes da CLIPP