Biblioteca NEPS-R®
As bibliotecas fizeram parte da História da Humanidade e junto com a linguagem escrita constituíram a materialidade do conhecimento que antes era garantido pela transmissão oral. Na Índia, essa transmissão era chamada de Gupta Vidya – “de boca a ouvido” – e os diálogos de Platão, como sabemos hoje, eram ouvidos e depois escritos.
A primeira biblioteca brasileira foi a do Mosteiro São Bento em Salvador, de 1582, e a de Nínive, atual Iraque, a primeira do mundo. Talvez a mais famosa seja de Alexandria. O binômio ensino/conhecimento tem o seu início na universidade de Nalanda, no estado do Bihar, Índia, o famoso acervo desta biblioteca possuía 6 milhões de títulos.
Passamos do som, para argila, folha de bananeira, metal, papiros, papel, etc. E agora nas nuvens, a digitalização dos milhões de títulos existentes está em andamento nas diversas bibliotecas pelo mundo afora. As pessoas terão acesso pelo seu celular a quase todo conhecimento humano.
A Biblioteca NEPS-R® contribui para a formação analítica como um lugar de estudo, silêncio, encontro e laço social. Seu acervo em construção será a possibilidade de acesso a obras importantes para os interessados em contribuir com a Causa analítica. Sejam todos bem vindos.
Funcionamento
Os empréstimos estão disponíveis aos alunos do curso de Formação Contínua, membros fundadores e associados ao NEPS-R® e podem ser feitos às quintas-feiras das 18h30 às 19h com a comissão do curso de formação contínua.