Conteúdo Programático: Leitura e comentário de “Fragmento da análise de um Caso de Histeria” (caso Dora – 1905) – Partes I e II. “A Psicopatologia da Vida Cotidiana” (1901). Análise e comentário do esquecimento de Freud do nome “Signorelli”.
Atenção: Este módulo contempla 2 aulas, que acontecerão nos dias 05 e 12 de maio de 2022.
Apresentação: Maria Lúcia Pivelli
Psicóloga, psicanalista e membro associada do NEPS-R®. Professora e supervisora clínica, especialista no atendimento psicanalítico na estrutura familiar e mestre em psicologia clínica pela Universidade de São Paulo.
Apresentação: Delia Maria De Césaris
Psicanalista. Membro fundadora e ex-diretora do NEPS-R® (2015-2021). Pós-Graduada em Sócio-Educação pela FLACSO – Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais – 2002. Supervisora Clínica no Laboratório Jacques Lacan – Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – IPUSP (2007 a 2018). EX-PROFESSORA DE PÓS-GRADUAÇÃO na UNISO – Universidade de Sorocaba – 2007/2016. Coordenadora Docente e Professora no “Curso de Formação Teórica Continuada em Psicanálise de Freud a Lacan” organizado pelo Núcleo de Estudos em Psicanálise de Sorocaba e Região – NEPS-R®. Mestre em Psicologia Clínica pela UNIMARCO. Doutora em Psicologia pela USP. Autora de Verdade, Saber e Sintoma em Lacan, FAPESP- Editora EDUNISO e de A imagem corporal/especular na constituição do sujeito: um percurso de Freud a Lacan. FAPESP/EDITORA ESCUTA.