Voltar |

Atividades » Seminários » A família que insiste e persiste, um complexo proposto por Lacan e comentário sobre Escritos da década de 1930

A família que insiste e persiste, um complexo proposto por Lacan e comentário sobre Escritos da década de 1930

Propomos revisitar alguns dos Escritos da década dos anos de 1930, dando relevo ao titulado “Os Complexos Familiares” (1935), para destacar que a família, instituição aparentemente indestrutível e que tende ao conservadorismo, foi o pano de fundo e cenário privilegiado da invenção freudiana, o solo onde germina a neurose. Veremos como isso avança com Lacan; esse será o mote dessa apresentação, calcada em um caso clínico propício para refletir sobre os ‘complexos familiares’.

Leandro dos Santos

Psicanalista, realizou pós-doutoramento em psicologia social pela PUC-SP, com doutorado em psicologia clínica e mestrado em psicologia escolar, ambos pela USP. Exerceu a docência universitária em nível de graduação e pós-graduação em Psicologia e atualmente se dedica a organizar e participar de eventos no campo ‘psi’ com temas ligados ao cotidiano da clínica psicanalítica, atividade desenvolvida e praticada regularmente por mais de duas décadas em consultório particular. Autor de “A psicanálise no Brasil antes e depois de Lacan: posições do psicanalista nessa história” (Zagodoni, 2019).